MARCO HISTÓRICO

Ações da Seprev beneficiam mais de 13 mil alunos com palestras sobre prevenção à violência

Palestras acontecem em escolas públicas e particulares e abordam temas como combate ao uso de drogas, bullying, gravidez na adolescência e garantia de direitos

Everton Dimoni

quarta, 06 de novembro de 2024 às 11h45

30

Vitória Ester Costa

Texto de Everton Dimoni

Fotos de Vitória Ester Costa
 

Mais de 13 mil alunos das redes pública e privada de ensino de Alagoas já foram impactados por ações de conscientização promovidas pela Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev). Com o objetivo de promover um ambiente escolar seguro e saudável, que se estende para o ambiente familiar e para a comunidade como um todo, as ações abordam temas relativos à promoção de uma cultura da paz, como o combate ao uso de drogas, ao bullying, à gravidez na adolescência, a importância da saúde mental e dos direitos assegurados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.

Na manhã de terça-feira (23), a Escola Estadual Deputado Rubens Canuto, localizada no bairro Benedito Bentes, recebeu mais um ciclo de palestras promovidas pelas equipes da Seprev. A iniciativa contemplou 750 estudantes do ensino fundamental e médio e mobilizou equipes da Rede Acolhe, do programa Ronda no Bairro e da Superintendência de Medidas Socioeducativas (Sumese). 

“Os temas abordados são extremamente relevantes para o público em idade escolar. A Seprev conta com uma equipe multiprofissional, formada por psicólogos, assistentes sociais, advogados e técnicos, que desenvolve um trabalho integrado de conscientização deste público, visando prevenir à violência, não só no ambiente escolar, mas em toda a comunidade. Por meio de uma conversa direta com os alunos, conseguimos sensibilizá-los sobre questões fundamentais para essa fase da vida”, explica o superintendente de Prevenção à Violência, Anax Bruno.

Além da Seprev, outros atores da rede de proteção também participam das ações, como o Conselho Tutelar e as Bases Comunitárias de Segurança. Além de orientar, as equipes realizam atendimentos individualizados, quando necessário, oferecendo acolhimento aos alunos que precisam de ajuda, auxiliando no enfrentamento de questões emocionais e promovendo uma resolução pacífica para as suas demandas pessoais.

A titular da Seprev, Paloma Tojal, destacou os esforços da gestão estadual para promover a cultura de paz entre as crianças, os adolescentes e os jovens de Alagoas, refletido na ampliação das ações de conscientização e prevenção nas escolas do estado.

“Em 2024, alcançamos o maior marco da história do Governo de Alagoas nesta política pública, com mais 13 mil alunos contemplados com as ações promovidas pelas equipes da Seprev. Esse trabalho é impulsionado pelo governador Paulo Dantas, que vê nossas crianças e nossos adolescentes como prioridade absoluta”, afirmou a secretária.

Para o diretor da Escola Estadual Deputado Rubens Canuto, Jandir Gomes, a iniciativa demonstra os esforços do Estado para assegurar o desenvolvimento saudável dos jovens e garantir que o ambiente escolar seja, de fato, um local de aprendizado e formação cidadã.

“A escola é um ambiente de aprendizagem e esse trabalho conjunto é muito importante para nossos alunos. Ficamos muito felizes em receber esse ciclo de palestras e conversar com os adolescentes e jovens da nossa comunidade”, comentou o diretor.

Imagens do Álbum


Últimas Notícias