Casa de Direitos de Alagoas será modelo para demais estados

Representante de Seprev participou de encontro no Rio de Janeiro para desenvolvimento de modelo sustentável

terça, 06 de outubro de 2015 às 00h00

149

Os trabalhos executados na Casa de Direitos de Alagoas, localizada em Maceió, acabam de se tornar referência nacional para a implantação da ferramenta nos outros estados do Brasil. A unidade foi tema de discussões durante o II Encontro da Eurosocial no Brasil, realizado no Rio de Janeiro, na última semana.

O encontro teve como objetivo desenvolver um modelo sustentável para as Casas de Direitos. Atualmente, apenas duas unidades estão em pleno funcionamento no Brasil: em Alagoas e no Rio de Janeiro. A ferramenta de acesso à justiça, aplicada em Maceió, é coordenada pela Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev).

Para o gerente de Programas de Acesso à Justiça Comunitária da Seprev, José Américo Dias, a Casa de Direitos tem como propósito a promoção de políticas e serviços públicos de acesso à justiça e a direitos. “Estamos executando um trabalho muito eficaz, com foco em territórios e comunidades em situação de vulnerabilidade”, explicou.

O modelo sustentável, que será implantado nos demais territórios nacionais, será inspirado nas boas práticas adotadas em Alagoas e no Rio de Janeiro. Os serviços serão implementados por meio de acordos de cooperação entre o Ministério da Justiça e os Estados. Atualmente, a Casa de Direitos de Maceió oferece serviços relacionados à Defensoria Pública da União, Defensoria Pública do Estado, Tribunal de Justiça, Procon e Associação dos Notários e Registradores do Brasil, a Anoreg. O atendimento ao público é feito das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

O evento no Rio de Janeiro, que teve sua segunda etapa realizada com atividades em Brasília, contou, além da participação da Seprev, com a presença de representantes da Secretaria Nacional de Reforma do Judiciário, Secretaria de Ação Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro, Organização Internacional para o Desenvolvimento e Casa de Direitos da Cidade de Deus.


Últimas Notícias