Comitê inicia implantação de agenda integrada para prevenir violência

Representantes de secretarias e órgãos realizaram primeira reunião preparatória para integrar práticas que irão precaver a criminalidade

quinta, 28 de janeiro de 2016 às 00h00

O grupo que forma o Comitê Estadual de Prevenção à Violência realizou, nesta quarta-feira (27), a primeira reunião preparatória para a implantação da agenda integrada que vai traçar ações prioritárias para precaver a criminalidade em Alagoas. A ação é fruto do decreto 45.082 de 18 de novembro de 2015 assinado pelo governador Renan Filho, que é o presidente do Comitê.

O decreto tem como objetivo a implementação da política de prevenção à violência, considerando a necessidade de definir processos de atuação articulada e intersetorial entre as instituições governamentais, setor privado e entes federativos.

Segundo o secretário de Estado de Prevenção à Violência, Jardel Aderico, o comitê vem para dar sustentação ao fortalecimento da política. “Somos um único time que vai passar a trabalhar ainda mais em consonância e de forma integrada, visando articular e priorizar as diversas ações que vão prevenir a criminalidade”, enfatizou.

Essa agenda integrada, que passa a ser foco na articulação das atividades e programas do Governo de Alagoas, tem como objetivo garantir a inclusão social e a igualdade de oportunidades, por meio de ações de prevenção à violência.

O secretário-executivo de Coordenação das Políticas de Prevenção à Violência da Seprev e do Comitê Gestor, Cloves Benevides, o foco inicial da agenda integrada será identificar nos órgãos as atividades que já são desenvolvidas e que podem ser consideradas como ação de prevenção.

“Vamos passar a pensar na mudança das pessoas, com ações que atinjam a base da sociedade, em todos os âmbitos, e garantir a participação da sociedade. A atenção será totalmente voltada para os territórios com maior vulnerabilidade social garantindo o respeito aos direitos humanos e com foco prioritário na prevenção do homicídio juvenil”, destacou Cloves Benevides.

Para a secretária de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos e integrante do Comitê, Roseane Cavalcante, a Rosinha da Adefal, todas as ações executadas pela sua pasta tem o objetivo de fomentar a prevenção à violência. “Hoje damos um passo muito importante para combater a violência em nosso estado. Estou muito confiante de que esse plano dará certo, pois trabalhando juntos, conseguiremos reduzir os índices de criminalidade”, disse.

Estiveram reunidos na primeira reunião preparatória para o comitê os representantes das secretarias de Prevenção à Violência (Seprev), do Planejamento e Gestão Pública (Seplag), da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh), da Educação (SEE), da Cultura (Secult) e da Segurança Pública (SSP). Além dos indicados pelas Polícias Militar e Civil e pela Controladoria Geral do Estado.