INTEGRAÇÃO

Complexo Socioeducativo de Alagoas recebe o procurador-geral de Justiça, Lean Araújo

Representantes do sistema de garantia de direitos também participaram da visita

Everton Dimoni

quinta, 18 de julho de 2024 às 10h00

46

Vitória Ester Costa

Texto Everton Dimoni

Fotos de Victória Ester Costa

O Complexo Socioeducativo de Alagoas recebeu, na última quarta-feira (17), a visita do procurador-geral de Justiça, Lean Araújo, juntamente com representantes do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente. O encontro teve o objetivo de construir estratégias integradas para o aperfeiçoamento das políticas públicas voltadas ao atendimento aos adolescentes e jovens em conflito com a lei.

Em Alagoas, a medida de proteção socioeducativa é coordenada pela Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev). A titular da Seprev, Paloma Tojal, destacou a importância da cooperação entre as instituições para a construção de um sistema socioeducativo eficiente e humanizado.

“Enquanto gestão estadual, precisamos garantir que os adolescentes e jovens que conflitaram com a lei no passado recebam o suporte necessário para sua exitosa reintegração social. Este encontro é fundamental para alinharmos novas estratégias e fortalecermos as políticas públicas nesse sentido. Todos aqui presentes são parceiros do socioeducativo e fundamentais nessa construção”, afirmou a secretária.

A comitiva conheceu toda a estrutura do complexo, incluindo salas de aula, setores administrativo e pedagógico e a Unidade Básica de Saúde, que oferece atendimento exclusivo aos socioeducandos, além de conversar com os adolescentes e profissionais que atuam diretamente no atendimento aos adolescentes. Eles também assistiram a apresentações produzidas pelos adolescentes das Unidades de Internação Masculina I e II em alusão aos 34 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

O procurador Lean Araújo observou que a troca de experiências e a união de esforços são fundamentais para o sucesso das ações, reafirmando o compromisso das diferentes instituições com a proteção, o desenvolvimento e a reinserção social do público socioeducativo.

“A oportunidade de visitar o Sistema Socioeducativo permitiu que nós observássemos o trabalho coletivo que foi construído aqui, bem como identificar possíveis mudanças no tocante à socioeducação no estado de Alagoas. Todos os atores envolvidos estão de parabéns, pois isso demonstra que uma ação coletiva pode transformar a realidade”, disse Lean Araújo.

A promotora de Justiça Marília Cerqueira, que atua na seara da infância e juventude, representou o Ministério Público de Alagoas na visita. Ela ressaltou a importância dos atores que formam o Sistema de Garantia de Direitos conhecerem de perto o funcionamento do sistema socioeducativo.

“Foi uma visita de reconhecimento dentro da própria perspectiva de mobilização social prevista no ECA, que completa 34 anos de existência. É importante que todos conheçam o sistema, conheçam o desenvolvimento dessas políticas, pois a partir dessa articulação será possível executar a medida socioeducativa a contento”, afirmou Marília Cerqueira.

Também participaram da visita Fábio Oliveira, secretário executivo da Seprev; Otávio Rêgo, superintendente de Medidas Socioeducativas da Seprev; Isabela Larisse, presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de Alagoas (CEDCA-AL), Mariana Sampaio, da Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente da OAB/AL, Bárbara Arraes, titular da Delegacia Especial da Infância; Vinícius Garcia, juiz substituto da 1ª Vara da Infância e Juventude; e o juiz Yulli Roter, coordenador do Grupo Interinstitucional de Atenção à Saúde Mental do tribunal de Justiça de Alagoas.

Imagens do Álbum


Últimas Notícias