Conselho Tutelar realiza primeira eleição unificada no próximo domingo (4)

Seprev trabalha com os últimos preparativos para eleição e reafirma que voto garante o direito à cidadania

terça, 06 de outubro de 2015 às 00h00

264

No próximo domingo (4) será realizada, 8h às 17h, pela primeira vez em todo Brasil, as eleições unificadas para o Conselho Tutelar. Em Alagoas, a Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) se reuniu, nesta terça-feira (29), com representantes do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente e com o Fórum dos Conselheiros Tutelares para tratar sobre os últimos preparativos para o dia das eleições.

Segundo o titular da Seprev, Jardel Aderico, o processo de votação é extremamente importante para que a sociedade exerça sua cidadania plena, tendo em vista que “os conselheiros têm por função atuar na defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes em situação de vulnerabilidade social”.

De acordo com a presidente do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente, Rickelany Gouveia, a eleição acontece no mesmo dia em todos os municípios brasileiros e os conselheiros eleitos terão quatro anos de mandato. “A finalidade dessa uniformização foi justamente provocar o reconhecimento da sociedade na relevância do cargo de conselheiros tutelares”, destacou.

O encontro contou ainda com a participação do secretário Executivo de Políticas de Prevenção à Violência, Cloves Benevides, da superintendente da Criança e do Adolescente, Alba Toledo, e do presidente do Fórum Estadual dos Conselheiros Tutelares, José Edmilson.

A eleição irá ocorrer em todos os municípios do Estado. Para saber mais informações, tais como locais de votação e candidatos, os interessados devem procurar os Conselhos Municipais de Assistência.

Nova Gestão

Com a publicação da Lei Delegada, em setembro, a Seprev passou a ser a coordenadora da Superintendência da Criança e do Adolescente, que antes estava subordinada à Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos.

Para o secretário Jardel Aderico, o objetivo da vinda da superintendência para a Seprev é o de trabalhar as questões a cerca da violência contra os jovens. “O Governador Renan Filho determinou o fortalecimento das ações de prevenção e reduzir o número de violência contra crianças e adolescentes. Essa é a nova prioridade da secretaria”, afirmou.


Últimas Notícias