Dia das Crianças tem brincadeiras, presentes e atendimento de saúde

Alunos da Faculdade Tiradentes promoveram recreação, aplicaram vacinas e promoveram atendimentos às famílias no Jacintinho

sexta, 10 de outubro de 2014 às 00h00

Mariana Lima

O Dia das Crianças aconteceu mais cedo na Praça do Mirante do Jacintinho, onde foram realizadas atividades recreativas na Casa de Direitos, promovidas pela Secretaria de Estado de Promoção da Paz (Sepaz) com a participação de alunos da Faculdade Integrada Tiradentes (Fits) nesta quinta-feira (9). Além das brincadeiras e distribuição de presentes, os alunos também aplicaram vacinas em crianças e adultos, orientaram sobre escovação bucal e problemas posturais.

Participaram do evento alunos de Odontologia, Fisioterapia e Enfermagem, nas orientações de saúde, enquanto os alunos do curso de Direito lideraram a recreação e distribuição de presentes. As brincadeiras aconteceram em estrutura de tendas e som montada na praça, enquanto os atendimentos aconteceram na Casa de Direitos.

Esta ação é a primeira atividade de cooperação entre a Casa de Direitos e a Fits, que pretende aproximar ainda mais os futuros profissionais da população. “É importante para os nossos alunos estarem mais perto da população, principalmente no contexto de garantia de direitos e promoção da cidadania, que será responsabilidade deles no futuro, enquanto operadores do Direito”, disse a professora Karoline Mafra Sarmento, coordenadora do curso.

“Uma ação de parceria como essa traz grandes resultados para a vida das pessoas. Muitas vezes são serviços simples, mas que elas têm dificuldade para obter, às vezes sendo preciso se deslocar para outras regiões da cidade. Para as crianças, os resultados são melhores ainda, pois muitas delas não teriam nenhum entretenimento ou lazer no Dia das Crianças. Aqui, além do lazer, promovemos uma ação educativa pela cultura de paz”, frisou o superintendente de Promoção de Cultura de Paz, Ronaldo Targino.

Atendimento e presentes

A criança mais nova na Praça do Mirante deveria ser Kethelyn Vitória. Com apenas 25 dias de vida, ela acompanhou o irmão Rafael, de 10 anos, em mais uma ida do garoto às brincadeiras promovidas na frente da Casa de Direitos. Mesmo paparicada pelos alunos da Fits, dormiu o tempo todo no colo da mãe, Roseli, sem se importar com o barulho.

“Nessa praça, barulho tinha antes da Casa. Moro aqui do lado mesmo e vejo que hoje está melhor. Meu filho volta e meia está brincando aqui na praça e essa deve ser a segunda ou terceira vez que ele participa das atividades aqui”, lembra dona Roseli.

Para as crianças, a distribuição de presentes foi o ponto alto da festa. Os brinquedos foram arrecadados entre os alunos da faculdade e pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Alagoas (OAB-AL), que foi representada pelo presidente da Caixa de Assistência dos Advogados, Nivaldo Barbosa.

Além de brincar, as crianças puderam aprender como escovar os dentes e passar fio dental de maneira apropriada, orientadas pelos alunos de Odontologia, que também aplicaram flúor nos pequenos e distribuíram kits de saúde bucal.

Já os estudantes de Fisioterapia chamavam a atenção dos pequenos com o aparelho luminoso para o teste de podometria, que avalia deformações nos membros inferiores e problemas posturais. “Esse teste serve também como prevenção, para corrigir logo a postura. Se for identificado algum problema, nós explicamos a mãe e entregamos o encaminhamento para que a criança seja atendida na Fits, onde temos uma clínica de atendimento”, explicou Ivo Dâmaso, aluno do 9º período.