Educação Emocional e Social atuará junto às famílias de Arapiraca
Ação já beneficia alunos de 57 escolas da rede municipal por meio da Metodologia Liga Pela Paz
segunda, 03 de outubro de 2016 às 00h00
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O Programa de Educação Emocional e Social, resultado de uma parceria entre Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), Prefeitura de Arapiraca e organização Inteligência Relacional, deu início nesta semana a uma nova e importante fase na transformação comportamental dos arapiraquenses.
Ao longo de três dias, 27 a 29 de setembro, uma formação em Educação socioemocional foi voltada especialmente para profissionais da Secretaria de Assistência Social (Semas), tais como psicólogos e assistentes sociais, como também equipes de Anjos da Paz da Seprev e demais pessoas envolvidas no programa. Na ocasião, puderam dialogar sobre o papel da família no despertar da autoestima, do diálogo e do perdão. Uma tríade que embasa os relacionamentos humanos saudáveis, em especial, entre pais e filhos.
As consultoras pedagógicas da Inteligência Relacional, Rosângela Rosa e Domitila Gonzaga, formaram 54 educadores socioemocionais para atuarem com as famílias dos 9 territórios em que estão presentes os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) em Arapiraca.
O superintendente estadual da criança e do adolescente, Ronaldo Targino, afirmou na ocasião que os futuros encontros promovidos com todas essas famílias serão uma extensão fundamental da Educação Emocional e Social no município.
“A criança passa boa parte do tempo na escola, mas o resto do tempo está em casa. Se ela chega a sua casa e a família desfaz o que foi feito na escola, a gente não sai do lugar. A ideia é levar mais conteúdo para os CRAS, que hoje compreende uma totalidade de aproximadamente 6 a 8 mil famílias, e integrá-las ao processo que está acontecendo nas escolas para que elas também possam aprender um pouco sobre Educação Emocional e Social”, explicou Ronaldo Targino.
O objetivo, já em andamento com a formação de educadores socioemocionais, é adequar o programa à realidade de cada CRAS de Arapiraca no intuito de não só auxiliar as crianças e os professores, que igualmente passaram por capacitação a lidarem com as suas emoções, mas também as famílias.
A secretária municipal de Assistência Social, Anádja Gomes, felicitou o pioneirismo de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Educação, pela ousadia e sensibilidade de implantar um programa que definiu como “necessário e apaixonante”.
“Eu acredito muito em um trabalho como esse. A política nacional de assistência e o nosso Sistema Único de Assistência Social tem como foco as famílias, o trabalho socioeducativo com elas. Por intermédio da Educação Emocional e Social conseguiremos empoderá-las de seus direitos e deveres ainda mais e, a partir daí, participar de movimentos emancipatórios”, disse Anádja Gomes.
Novas Perspectivas
Nesta quinta-feira (29), os participantes finalizaram a capacitação com uma oficina para arquitetar como a Educação Emocional e Social será aplicada em cada CRAS, considerando as particularidades de cada unidade.
A assistente social, Rainilda Batista Sales, que trabalha na coordenação da Proteção Básica responsável pelos CRAS, se disse “extremamente motivada” a executar o trabalho como educadora socioemocional. “Vi que a equipe que está à frente da capacitação em Educação Emocional e Social é comprometida assim como pude perceber também todos os participantes”, disse e completou: “Todos nós saímos desse momento repensando nosso comportamento profissional e pessoal. E isso é muito importante. Sinto que teremos resultados excelentes e que todas essas famílias ganharão muito em qualidade de vida”.
Para finalizar a Formação Inicial, foi entregue um kit com material pedagógico da Metodologia Liga Pela Paz para realização dos encontros com as famílias.