Educação emocional irá garantir a prevenção à violência nas escolas de Arapiraca

Parceria entre a Seprev e a Prefeitura Municipal irá implantar metodologia em 57 escolas e beneficiará mais de 20 mil alunos

quarta, 17 de fevereiro de 2016 às 00h00

Mais de 20 mil estudantes de Arapiraca passarão a fazer parte da Metodologia Liga Pela Paz, uma iniciativa que usa a educação emocional para reduzir a violência na comunidade escolar e melhorar os índices de aprendizagem das crianças. O programa, fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), a Prefeitura do Município e a organização Inteligência Relacional, será lançado, nesta quinta-feira (18), das 8h às 13h, no Planetário e Casa da Ciência.

A experiência já foi vivenciada em 22 estados brasileiros e aprovada por unanimidade com resultados significativos. Em Arapiraca, a metodologia será implantada em 57 escolas da rede municipal e tem como grande objetivo contribuir para a construção das habilidades emocionais da comunidade escolar, propiciando a construção da cultura de paz e não violência no munícipio.

De acordo com o titular da Seprev, Jardel Aderico, o órgão estadual irá disponibilizar um grupo multidisciplinar que irá realizar acompanhamento periódico junto aos professores, alunos e aos familiares que forem identificados como vulneráveis à violência. “Vamos criar em Arapiraca uma engrenagem efetiva de respostas aos casos de violência, prevenindo a vulnerabilidade social através da educação. Os professores serão os principais atores desse processo, quando passarão a ter um olhar mais apurado e um contato diário com o grupo de profissionais que vão acompanhar os casos específicos”, disse.

O evento de lançamento do programa será realizado com a Sensibilização em Educação Emocional e Social direcionada aos gestores escolares, às lideranças políticas da comunidade e educadores. Na ocasião, será realizada uma palestra com mestre em Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social, Márcio Augusto Santos Dórea e contará com as presenças do titular da Seprev, Jardel Aderico, e do prefeito em exercício, Yale Fernandes.

Dentre os objetivos da Sensibilização estão a apresentação dos fundamentos para a paz e não violência, o estímulo ao envolvimento comunitário e a disseminação das estratégias públicas de alinhamento à prevenção social da violência.

“A Metodologia Liga Pela Paz viabiliza para educandos e educadores uma ação concreta para o desenvolvimento da inteligência emocional, reconhecidamente essencial para a felicidade e sucesso socioprofissional das pessoas”, comenta o mestre Marcio Dórea.

Outras etapas da metodologia ainda estão por vir: a Formação Inicial dos educadores que lecionarão as aulas da metodologia, Formação Continuada via Ambiente Virtual de Aprendizagem, Acompanhamento Pedagógico e Avaliação de Resultados.