Encontro celebra a marca de 20 mil acolhimentos a dependentes químicos em Alagoas

Evento, realizado pela Seprev, reuniu acolhidos, familiares e autoridades para partilhar histórias de superação

sexta, 15 de janeiro de 2016 às 00h00

107

A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência alcançou, na última semana, a marca de 20 mil acolhimentos a dependentes químicos, através da Rede Acolhe. O feito foi comemorado, nesta segunda-feira (07), durante o encontro “Eu Vivo Sem Drogas”, que foi realizado no Centro de Convenções de Maceió e reuniu cerca de 1500 acolhidos e familiares.

Somente em 2015, foram acolhidos 4.153 dependentes, um aumento de 17,4% em relação ao ano passado. Já o número de atendimentos subiu 20,4% no mesmo período.

Segundo o governador de Alagoas, Renan Filho, a Rede Acolhe é a primeira oportunidade que o Estado tenta proporcionar para os dependentes químicos para que outras tantas aconteçam no decorrer da vida. “Nós nos preocupamos muito com aqueles que estão com as vidas tomadas pelas drogas, que é o mal do século. E é exatamente por isso que nós precisamos trabalhar para que esse programa continue seguindo em frente”, enfatizou.

Renan Filho destacou também a preocupação do Governo de Alagoas com a prevenção à Violência. “Nós temos a primeira secretaria estadual que se dedica exclusivamente à prevenir a criminalidade, porque entendemos que a prevenção é fundamental. Se não existisse a Rede Acolhe o índice de violência no estado era muito maior, porque nós não estamos apenas acolhendo dependentes químicos, nós estamos afastando as pessoas da criminalidade e salvando vidas”, salientou o governador.

Para o secretário de Prevenção à Violência, Jardel Aderico, o objetivo é dar ao dependente químico uma outra alternativa, uma possibilidade para que ele deixe o consumo de drogas, rompa essa relação e possa ter um futuro digno. “A marca de 20 mil acolhimentos é muito importante porque significa que o dependente químico já sabe onde pode encontrar um socorro quando está querendo ajuda. A Rede Acolhe já se tornou referência e vem cumprindo com as suas metas”, completou. Rede Acolhe

O programa acolhe dependentes de forma gratuita por meio de uma parceria com o Governo Estadual que custeia o tratamento. O objetivo é livrar o usuário da dependência, do tráfico de entorpecentes e da vulnerabilidade atrelada ao comércio ilegal de drogas.

A Rede Acolhe atua com 32 comunidades acolhedoras espalhadas por Alagoas. Antes, para socorrer um dependente químico, a família tinha que ligar para o Samu ou para a polícia, colocá-lo numa ambulância e levá-lo para um hospital psiquiátrico, onde era medicado e mandado de volta para casa. Agora, com os Anjos da Paz, os familiares contam com um psicólogo e um assistente social para cuidar pessoalmente do usuário de drogas em casa, orientá-lo sobre o tratamento e, em caso de adesão à recuperação, levá-lo para uma comunidade acolhedora.

O programa conta ainda com uma série de ações para reinserção social e produtiva, que resultou em uma exposição, durante o encontro “Eu Vivo Sem Drogas”, dos produtos fabricados pelos acolhidos dentro das comunidades.

 


Últimas Notícias