Esporte e brincadeiras de infância dinamizam atividades socioeducativas

Projeto ajuda a fortalecer a convivência e o comportamento dos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas

segunda, 05 de setembro de 2016 às 00h00

499

A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) vem consolidando o esporte como ação facilitadora da educação no sistema socioeducativo de Alagoas. Com intuito de fortalecer a convivência dos adolescentes e prevenir a violência, a Superintendência de Medidas Socioeducativas (Sumese) criou o projeto “Ação Esportiva”, que consiste em trabalhar competições baseadas em treinamentos esportivos e brincadeiras de infância.

 

Nos exercícios, estão as embaixadinhas, corridas, flexões e brincadeiras como a corrida carro-de-mão, como é conhecida. A Unidade de Acolhimento Inicial, localizada no Tabuleiro dos Martins, em Maceió, foi a primeira a receber a ação. Os resultados superaram as expectativas dos professores.

 

"Os exercícios, em sua maioria, foram elaborados para serem executados em grupo e duplas na intenção de trabalhar a interação e cooperação entre os adolescentes. Foi animador vê-los ajudar um ao outro na busca da vitória", disse o professor de Educação Física, Márcio Canuto.

 

Para o supervisor de Esporte, Lazer e Cultura da Sumese, Thiago Éric Santos, o projeto ajuda os jovens que cumprem medidas socioeducativas a trabalhar melhor o comportamento.

 

"Certas brincadeiras e exercícios são desconhecidos na vida dos adolescentes, principalmente as brincadeiras de criança. Agregar essas brincadeiras nas atividades esportivas transformam as aulas de educação física em um momento de lazer, que resulta em estímulo para eles e nos ajuda a trabalhar a obediência às regras e limites na conduta”, explicou Thiago Éric Santos, supervisor de Esporte, Lazer e Cultura da Sumese.


Últimas Notícias