Famílias beneficiadas por serviços da Sepaz homenageiam governador

Acolhidos e famílias apontaram como as ações mudaram suas vidas; 15 veículos foram entregues às comunidades, Anjos da Paz e Proerd

domingo, 21 de dezembro de 2014 às 00h00

Mariana Lima

A entrega de 15 veículos que serão utilizados no suporte ao trabalho de acolhimento e recuperação de dependentes químicos tornou-se um momento de reconhecimento e homenagens ao trabalho do Governo de Alagoas e sua Secretaria de Estado de Promoção da Paz (Sepaz) no último sábado (20), no Centro de Convenções.

Na ocasião, estava sendo encerrado o I Seminário de Prevenção ao Uso de Drogas, voltado para professores da rede pública de ensino de todo o Estado. O secretário de Promoção da Paz usou a palavra para expressar a importância daquele momento para o governador Teotonio Vilela e demais presentes.

“Este evento é para evitar que nossos jovens sequer cheguem a precisar do Acolhe Alagoas, um projeto que está desenvolvido e fortalecido, que recebeu nos últimos cinco anos R$ 20 milhões do Estado e ajudou mais de 14 mil pessoas a recuperarem-se das drogas. Por isso e por todos os projetos que a sua confiança na Secretaria da Paz nos permitiu construir, estamos aqui hoje para dizer uma única coisa: muito obrigado, governador Teotonio Vilela”, agradeceu Adalberon.

Ele foi seguido por Ivanildo Pereira, morador da região da Praça do Mirante, no Jacintinho, que contou como a vida dele e dos vizinhos mudou com a instalação da Casa de Direitos. “Além de termos um local de acesso rápido e fácil a serviços e aos nossos direitos, a Casa trouxe uma nova vida à praça. Minhas filhas brincam lá, participam das atividades que a equipe promove e os moradores do Jacintinho ganharam um novo espaço para lazer, diferente de como era antes, quando já cheguei a ouvir tiroteio vindo da Praça”.

Ivanildo foi acompanhado da filha Ana, de 8 anos, que presenteou o governador com um quadro pintado por ela: a Casa de Direitos cercada pelos brinquedos do parquinho e jardim, e ela e a irmã pulando corda na praça, demonstrando sua própria visão do espaço público. “Vou pendurar no meu escritório, Ana, ficou muito bonito o seu desenho”, agradeceu Teotonio Vilela.

Gratidão de mãe

Outro presente entregue ao governador foi um barco de madeira feito pelo ex-acolhido Jonathan Isidoro, em agradecimento ao período que passou na comunidade Dona Paula, em Arapiraca. Lá ele pôde aprimorar sua habilidade no trabalho com madeira e hoje reconstrói sua vida como microempresário, fabricando peças de decoração.

No entanto, momento de grande comoção foi a presença de dona Maria Helena Correia e sua filha Patrícia. “Governador Teotonio, toda a minha família é grata ao senhor porque nós temos a Patrícia de volta. Eu estava desesperada e não sabia o que fazer quando falaram para bater na porta da Sepaz e chamar os Anjos da Paz. Esse vai ser o segundo Natal da nova vida da minha filha, uma vida que nem sei se existiria ainda se não fosse o Acolhe Alagoas”, disse a mãe, em lágrimas, logo confortada pelo governador.

Estrutura e acompanhamento

Luciene Brandão e Anderson Silva falaram em nome dos presidentes das comunidades credenciadas ao Acolhe, agradecendo a confiança e a ousadia do Governo do Estado em construir esse projeto de recuperação de dependentes químicos ao lado das instituições sociais.

“As pessoas enxergam apenas como custeio de vagas, mas é muito mais que isso. É a estruturação das próprias comunidades, um programa terapêutico definido com atividades diversificadas, a presença de equipe técnica em cada comunidade e acompanhada mensalmente pela Equipe de Capacitação da Sepaz. Em nenhum outro lugar do país se encontra esse tipo de suporte por parte do Estado”, apontou Anderson Silva.

Política para o bem comum

Bastante movido pelas declarações, Teotonio Vilela lembrou de seu pai ao manifestar-se sobre as ações que o levaram a investir na Secretaria de Promoção da Paz.

“O Menestrel das Alagoas, o velho Teotonio, dizia que política é a decisão para o bem comum. Quando tomamos essa decisão para criar a Secretaria da Paz e um projeto para acolher dependentes químicos, encontramos muita oposição, as pessoas não entendiam ou diziam que ajudar drogados era desperdício de dinheiro. A presença de cada um de vocês aqui nesse auditório hoje mostra o quanto eles estavam enganados”, defendeu o governador.

E, em seguida, fez uma menção especial às pessoas que lutam diariamente contra a dependência. “Ao Jonathan, Patricia, dona Maria Helena, cada um dos acolhidos em comunidades que estão aqui no auditório, muito obrigado a vocês, pela sua força e sua coragem, pois é preciso coragem para amar e apoiar incondicionalmente uma pessoa diante da devastação que as drogas causam em uma vida”, disse Teotonio, ovacionado pela plateia.

Carros para Anjos

Os 15 carros entregues no Centro de Convenções integram um conjunto de 30 veículos frutos de convênios com o Governo Federal e emendas parlamentares para auxiliar no trabalho das comunidades credenciadas ao Acolhe Alagoas e os Anjos da Paz no resgate e assistência aos dependentes químicos e suas famílias. Para fortalecer ainda mais essa atenção, um destes carros foi entregue ao Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD).