Governo dá primeiro passo para fim de superlotação em unidades de internação

Até julho, Alagoas elevará em 40% a capacidade para o acolhimento de jovens

terça, 19 de janeiro de 2016 às 00h00

A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) vem dando uma carga no processo de mudança do perfil socioeducativo de Alagoas. Mais um passo foi dado, nesta terça-feira (19), com a entrega do novo módulo da unidade de internação masculina, com capacidade para acolher 40 jovens.

Atualmente, as oito unidades de internação em Alagoas possuem, juntas, capacidade para 170 adolescentes, porém acolhem 250 em formato de superlotação. Com a entrega do novo módulo, o número de vagas sobe para 210.

Segundo o titular da Seprev, Jardel Aderico, as mudanças que estão sendo implantadas irá modificar positivamente o cenário das medidas socioeducativas no Estado. "Vamos subir no ranking dos estado quando o assunto é o processo de socioeducação de crianças e adolescentes. Esta é uma das metas implantadas pelo governador Renan Filho e estamos trabalhando para garanti-la", enfatizou.

Além do novo módulo de internação masculina, mais três unidades passam por reformas e ampliação. Até o final do primeiro semestre deste ano, a Seprev prevê a entrega de todas as obras, o que vai elevar a capacidade em 40%.

Para o secretário-executivo de coordenação das Políticas de Prevenção à Violência, Cloves Benevides, as mudanças começaram há 6 meses, quando a Seprev passou a coordenar a Superintendência de Medidas Socioeducativas. "Estamos apostando em um modelo novo de governança, na qualificação dos agentes e na reestruturação das unidades para transformar Alagoas no melhor estado em relação ao cumprimento dessas medidas", enfatizou.

De acordo com o defensor público, Ricardo Santos, há mais de 10 anos não se via uma mudança tão significativa no cenário da socioeducação. "Isso que a gente está vendo hoje eu nunca vi. Temos que garantir, desta forma, a oportunidade de reinserção desses jovens na sociedade de forma digna", disse.

O novo módulo irá começar a receber os socioeducandos a partir desta quarta-feira (20), quando será feito o processo de transferência para desafogar as outras unidades. O espaço contém 10 dormitórios, 40 vagas e uma praça de alimentação.