TRABALHO INTEGRADO

Operação Orla Segura apresentada resultados positivos na redução de crimes em Maceió

Secretaria de Prevenção à Violência integra operação ao lado de outros órgãos da segurança pública

Everton Dimoni

sexta, 13 de setembro de 2024 às 08h55

Tiago Lima

Texto de Everton Dimoni

Fotos de Tiago Lima

A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) participou, nesta quinta-feira (12), de uma reunião na sede do Batalhão da ROTAM (Ronda Ostensiva Tática Motorizada), no Farol, para a apresentação dos resultados da Operação Integrada Orla Segura, que visa reforçar o policiamento na Orla Marítima de Maceió. No encontro, foram apresentados os números da operação, com destaque para a redução de 43% nas ocorrências de crimes violentos contra o patrimônio em agosto de 2024 em comparação com o mesmo período de 2023.

A Operação Orla Segura integra diferentes forças da segurança pública. A Seprev tem atuado de forma intersetorial, mobilizando o Programa Ronda no Bairro, responsável pelo policiamento de proximidade e atendimentos sociais, e equipes da Casa de Direitos de Maceió e da Rede Acolhe, que realizam atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade e acolhimento de dependentes químicos.

O superintendente do Ronda no Bairro, tenente-coronel Fábio Melo, destacou a atuação do programa para a redução dos índices de criminalidade na orla marítima de Maceió e para o aumento na sensação de segurança entre alagoanos e turistas. “Implementamos o aumento de efetivo operacional, sobretudo em locais onde os estudos técnicos indicaram a necessidade de uma presença maior dos órgãos de segurança pública. Também avançamos na vertente social, com atuação intensificada junto ao público vulnerável”, afirmou o superintendente.

Fábio Oliveira, secretário executivo de Coordenação de Políticas de Prevenção à Violência, explica que o resultado expressivo de agosto reflete os esforços do Governo de Alagoas para garantir a segurança da população. Além do trabalho do Ronda no Bairro, o secretário ressaltou o atendimento social realizado nos territórios contemplados pela operação.

“Nos meses de junho e agosto realizamos uma série de atendimentos a pessoas em situação de vulnerabilidade social, emitindo documentos, levando dignidade e dando oportunidade para que essas pessoas possam exercer os seus direitos e tenham acesso a serviços públicos essenciais. Também realizamos o acolhimento de vários dependentes químicos que foram encaminhados para tratamento em comunidades terapêuticas credenciadas ao Governo do Estado”, explica o secretário.

TRABALHO INTEGRADO

A delegada Luci Mônica, titular da Delegacia de Proteção ao Turista (DPTur), que coordena a Operação Orla Segura, afirmou que o resultado positivo da operação é fruto de um trabalho integrado e intensivo, que foi ampliado nos últimos dois meses.

“Do mesmo jeito que o crime é constante, a polícia também trabalha de forma constante. As forças de segurança têm agido de forma inteligente e efetiva, e dessa forma registramos uma redução tão expressiva, no mês de agosto, dos crimes violentos contra o patrimônio. Esse resultado é fruto da parceria entre os órgãos, que têm empreendido esforços e trabalhado diuturnamente em prol dos alagoanos”, afirmou Luci Mônica.