Parceria com universidades fortalecerá política de prevenção à violência em Alagoas

Seprev reúne docentes para incentivar pesquisas científicas e de extensão em territórios de maior vulnerabilidade social

quarta, 27 de janeiro de 2016 às 00h00

99

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Prevenção à Violência (Seprev), vem dando continuidade às ações que estão colocando Alagoas nos rumos da prevenção. Nessa segunda-feira (14), representantes do órgão estiveram reunidos, no auditório do Centro Universitário Tiradentes (UNIT), com docentes de diversas universidades do estado para debater sobre o escopo da política que irá garantir a cidadania e o acesso à justiça para diminuir a criminalidade.

A ação faz parte do cronograma para fortalecimento e estruturação da Política de Prevenção à Violência, decretada pelo governador Renan Filho, no mês de novembro. Para o superintendente de Prevenção à Violência e Cidadania da Seprev, Alexandre Costa, a proximidade com as universidades é fundamental para construção das condições que serão implantadas com a política de prevenção.

“Queremos consolidar dados com maior embasamento científico, além de criar, através das pesquisas de extensão, formas de entender os locais de maior vulnerabilidade e qual o tipo de intervenção será mais eficaz para prevenção”, explicou o superintendente.

O assistente-executivo de Suporte Técnico, Observatório e Ouvidoria da Seprev, Sidcley Santos, apresentou os dados do sistema que acompanha os índices de violência no Estado e que foram os responsáveis pela identificação dos territórios priorizados. Inicialmente, as ações serão destinadas para os bairros do Vergel, Jacintinho, Clima Bom, Tabuleiros dos Martins, Benedito Bentes e Cidade Universitária.

“A partir da definição destes territórios de atuação vamos identificar, em parceria com as universidades, quais as necessidades e particularidades das comunidades locais para definir as ações que serão priorizadas pela política”, enfatizou Sidcley Santos.

De acordo com a coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Pós-Graduação da UNIT, Verônica Marques, este processo será importante para construção conjunta de ações que irão beneficiar a sociedade em estado de vulnerabilidade.

 

“A ideia é fortalecer as pesquisas cientifica neste campo para fornecer maiores subsídios, revigorando e reestruturando as políticas públicas. Muito me alegra em ver que o governo passa a enxergar que violência não se controla apenas com combate, mas principalmente com prevenção social”, disse Marques.


Últimas Notícias