Parceria entre Estado e Prefeitura proporciona reinserção social para dependentes químicos

Termo de cooperação foi assinado, nesta terça-feira (26), e vai beneficiar 20 acolhidos inicialmente

terça, 26 de janeiro de 2016 às 00h00

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), e a Prefeitura de Maceió assinaram, nesta terça-feira (26), um termo de cooperação para reinserir os dependentes químicos acolhidos pela Rede Acolhe no meio social e produtivo. A ação faz parte do programa “Agentes Ambientais: Um Novo Olhar, Um Novo Caminho”.

Inicialmente, o programa irá beneficiar 20 acolhidos da comunidade Juvenópoles, que passaram a trabalhar no Parque Municipal de Maceió. Eles serão capacitados e instruídos para auxiliarem nos trabalhos de jardinagem, guia do parque e na arborização da cidade.

Segundo o titular da Seprev, Jardel Aderico, o termo de cooperação surgiu na necessidade de criar um cronograma de reinserção social e produtiva para os dependentes químicos. “A reinserção assume o caráter de reconstrução das perdas e seu objetivo é a capacitação da pessoa para exercer em plenitude o seu direito à cidadania. Isso significa o estabelecimento ou resgate de uma rede social inexistente ou comprometida pelo período de abuso das drogas”, explicou.

Durante a cerimônia de assinatura do termo, o secretário Jardel Aderico informou ainda que esta parceria é apenas o começo de um grande programa de reinserção social e produtiva no estado de Alagoas. “Esta parceria servirá como um projeto piloto de reinserção, que vai nos permitir incentivar o hábito de abrir espaço social e de trabalho para o dependente químico. Precisamos estimular esse processo em outros órgãos e em empresas privadas”, enfatizou.

Para o prefeito de Maceió, Rui Palmeira, a reinserção é uma etapa muito difícil no processo de recuperação do dependente químico e a parceria com o Governo de Alagoas irá possibilitar essa chance para os jovens que entraram nos caminhos das drogas. “O secretário Jardel Aderico e o governador Renan Filho são entusiastas nesta ação e já fazem um trabalho importante de acolhimento destes dependentes químicos. Agora vamos somar esforços para facilitar esse processo complexo de reinseri-los na sociedade”, disse.

A Rede Acolhe é um programa do Governo de Alagoas para acolhimento ao dependente químico que busca ajuda para encontrar um caminho longe das drogas. Em 5 anos de existência, a rede, composta por 34 comunidades acolhedoras, já acolheu mais de 20 mil dependentes, auxiliando-os a criar um novo estilo.