População de Maceió é informada sobre entrega voluntária de armas de fogo

Ônibus da Seprev realiza campanha itinerante e está estacionado na orla da Ponta Verde

sexta, 19 de fevereiro de 2016 às 00h00

270

O ônibus para entrega voluntária de armas de fogo, munições e acessórios, da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), está estacionado em na orla da Ponta Verde, em Maceió. Na localidade, equipes da campanha estão realizando abordagens e panfletagens para conscientizar a população sobre os riscos ocasionados pelo uso de armamentos.

A ação tem uma função pedagógica e busca incentivar as práticas de prevenção à violência, auxiliando na construção de uma cultura da paz, e fazer com que a população enxergue os riscos do uso de armas de fogo.

Segundo o secretário de Estado de Prevenção à Violência de Alagoas, Jardel Aderico, entregar uma arma é o melhor caminho para evitar tragédias e é a atitude concreta do cidadão na construção da cultura de paz.

“Diminui a possibilidade de um homicídio, literalmente salva uma vida, além de evitar que esta arma caia em mãos erradas. Boa parte das armas que estão na mão de bandidos já esteve com pessoas de bem, seguindo todos os trâmites da lei”, disse.

Qualquer pessoa pode entregar uma arma no ônibus de forma anônima. O valor da indenização varia de acordo com o tipo de arma e vai de R$ 150 a R$ 450.

“Muitas pessoas ficam com receio de entregar sua arma por falta de registro. Nosso único interesse é retirar essa arma do convívio social. Podem realizar a entrega sem medo, apenas não esqueçam de pegar a guia de trânsito antes de sair com a arma na rua”, explicou o secretário.

Para o professor Silvio Mariani, turista de Brasília que está de férias em Maceió, o Governo de Alagoas está de parabéns pela campanha, que irá permitir reduzir o número de armas de fogo no estado. “Já vi várias campanhas de desarmamento, mas como essa realizada de forma itinerante é a primeira vez. Sou totalmente a favor de que se retire de circulação o maior número de armas, pois ela só nos apresenta riscos de vida”, enfatizou.


Últimas Notícias