TRABALHO INTEGRADO

Secretária de Prevenção à Violência realiza visita técnica à Procuradoria-Geral de Justiça de Alagoas

Encontro visou a criação de ações integradas voltadas para o Sistema Socioeducativo

Everton Dimoni

segunda, 08 de julho de 2024 às 16h30

Vitória Ester Costa

Texto de Everton Dimoni

Fotos de Vitória Ester Costa

A titular da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), Paloma Tojal, realizou uma visita técnica, nesta segunda-feira (8), à Procuradoria-Geral de Justiça do Estado de Alagoas para discutir novas estratégias de atuação para o Sistema Socioeducativo de Alagoas. O encontro teve como objetivo principal a construção de políticas públicas voltadas ao aprimoramento do atendimento a adolescentes e jovens em conflito com a lei.

Paloma Tojal se reuniu com o procurador-geral de Justiça, Lean Araújo, e com a promotora de Justiça, Marília Cerqueira. A secretária destacou a importância de abordagens integradas para a reinserção social deste público e adiantou que está agendada uma visita do PGJ e de demais representantes do Ministério Público ao Sistema Socioeducativo de Alagoas.

“A Seprev já conta com uma parceria efetiva com o Ministério Público, através da doutora Marília Cerqueira, que acompanha os adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa. O Governo de Alagoas vai fortalecer essa cooperação por meio de ações integradas, como o acesso ao sistema Socioeducação em Dados, um recurso valioso para trabalharmos políticas públicas para o futuro, entre outras ações que venham garantir que o público socioeducativo receba o suporte necessário para o seu retorno pleno à sociedade”, afirmou a secretária.

A promotora Marília Cerqueira enfatizou a necessidade de políticas preventivas que proporcionem alternativas ao crime para adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas. “Foi uma oportunidade para fazer uma explanação do Sistema Socioeducativo e apresentar as peculiaridades deste atendimento, além de ressaltar a necessidade de projetos conjuntos que contribuam para quebrar o ciclo de violência e oferecer um futuro melhor para esses jovens”, pontuou.

O procurador-geral de Justiça Lean Araújo afirmou que o encontro ensejou a criação de um termo de cooperação entre a PGJ e Seprev. “Daremos a esta secretaria o acesso às informações do projeto Socioeducação em Dados, realizado pelo Ministério Público”, afirmou.

Imagens do Álbum