TROCA DE EXPERIÊNCIAS

Secretária de Prevenção à Violência visita Usinas da Paz, em Belém do Pará

Equipamento servirá de inspiração para implantação de Centro Comunitário em Alagoas

Everton Dimoni

sexta, 23 de agosto de 2024 às 15h45

37

Texto de Everton Dimoni

A secretária de Estado de Prevenção à Violência, Paloma Tojal, visitou, nesta quinta e sexta-feira (22 e 23), as Usinas da Paz, em Belém (PA), para conhecer o funcionamento destes que são dos mais bem-sucedidos programas de cidadania do país. A iniciativa servirá de inspiração para a implantação de um equipamento semelhante em Alagoas.

Criado pelo Governo do Pará, o Programa Territórios pela Paz consiste na articulação de políticas públicas de inclusão social. Secretarias, fundações e órgãos da administração direta e indireta são responsáveis pelos atendimentos, integrando ações de segurança pública, assistência social e cidadania em bairros da Região Metropolitana de Belém e dos municípios do Estado.

Durante a visita, a secretária conheceu todas as instalações dos complexos Cabanagem e Jurunas/Condor, como também os serviços e cursos ofertados por eles de forma gratuita. No primeiro semestre de 2024, os equipamentos somaram mais de 800 mil atendimentos à população.

Impacto positivo

Paloma Tojal elogiou o Programa Territórios pela Paz e ressaltou o impacto positivo desse trabalho na redução dos índices de criminalidade.

“Ficamos maravilhados com tudo o que conhecemos aqui. A gente vem reestruturando nossa política de prevenção à violência em Alagoas, e o Pará se tornou uma referência, considerando principalmente os indicadores relacionados à redução da violência. O Governo de Alagoas também acredita que a presença do Estado é fundamental para a diminuição da violência, principalmente entre a juventude. Sem dúvidas, o projeto das Usinas da Paz é uma referência que deve ser seguida”, afirmou Paloma Tojal.

A secretária disse ainda que a experiência do governo paraense servirá de inspiração para a implantação em Alagoas do Centro Comunitário pela Vida, o Convive. O projeto padrão contará com complexo esportivo e educacional, além de serviços voltados para garantia de direitos, assistência social e atenção à saúde.

“O Convive será uma excelente oportunidade para reunirmos vários atendimentos em um único local, beneficiando principalmente quem mais precisa. A ideia é que o equipamento seja implantado na parte alta da capital, uma região que apresenta certa carência de serviços essenciais e que será muito beneficiada com esse equipamento”, afirmou a secretária.

Também participaram da visita a secretária de Estado da Governança Coorporativa do Estado de Alagoas, Poliana Santana; e a assessora de Governança e Transparência da Seprev, Adriana Nunes.

Imagens do Álbum


Últimas Notícias