Semana Nacional de Combate às Drogas termina com fórum de alinhamento de ações

Entidades apresentaram ações desenvolvidas para prevenir e combater o uso de drogas em Alagoas

sexta, 27 de junho de 2014 às 00h00

Ascom Sepaz

As instituições que trabalham com políticas sobre drogas fizeram uma apresentação de suas ações, nesta sexta-feira (27), durante um fórum promovido pelo Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas de Alagoas (Coned). O objetivo foi promover o alinhamento das ações e o conhecimento do que cada entidade tem feito nessa área.

A ação marcou o encerramento da Semana Nacional de Combate às Drogas, que contou também com sensibilização no trânsito e fiscalização contra a venda de bebidas a menores nos principais arraiais da capital.

Na abertura do fórum, a presidente do Coned, a psicóloga Rayssa Coutinho, enfatizou que todas as instituições precisam estar juntas “para se chegar a um denominar comum”. Segundo ela, ninguém consegue avançar no combate ao uso e prevenção às drogas com ações isoladas.

Para o secretário de Estado da Promoção da Paz e vice-presidente do Coned, Adalberon Sá Júnior, muitas iniciativas visando à prevenção, recuperação e reinserção social dos dependentes químicos estão sendo feitas, mas ainda é preciso fazer mais.

Como exemplo de prevenção, ele citou a retomada da campanha “Acolha seu filho antes que as drogas o adotem”, que adesivou esta semana 2 mil veículos com adesivos nas cores da Copa do Mundo e distribuiu panfletos aos condutores, que foram estimulados a tratar do assunto das drogas com os jovens.

Ainda na ocasião, o representante do Ministério Público, o promotor de justiça Flávio Gomes, fez uma retrospectiva da atuação do órgão na busca pela implantação de políticas públicas na área. “Nós avançamos e colocamos Alagoas como referência quando o assunto é abordagem das políticas sobre drogas. Mas enfatizamos que a justiça terapêutica só funciona com uma rede articulada”, defendeu.

O superintendente de Políticas sobre Drogas da Sepaz, Luan Gama, resumiu as ações da pasta em três linhas de atuação: prevenção, recuperação e reinserção. Ele destacou a parceria com o Sindicato das Indústrias da Construção Civil (Sinduscon) para absorção de mão de obra dos dependentes químicos em recuperação que já tenham passado pelas comunidades acolhedoras.

Luan Gama falou também da interiorização da Sepaz, com a instalação de um Centro de Acolhimento em Delmiro Gouveia, que faz a triagem e encaminha os dependentes para as comunidades.

A presidente do Fórum Permanente de Combate às Drogas, Noélia Lessa, e a coordenadora do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), coronel Valdenize Ferreira, também destacaram as ações de cada entidade.

Instituições presentes

Entre as instituições presentes ao fórum, além da Sepaz, estavam a Polícia Militar, por meio do Proerd, clínicas involuntárias, Rede Cristã, Amor Exigente, Câmara Federal, representada pelo deputado Givaldo Carimbão, Defensoria Pública, Ministério Público Estadual, Consultório de Rua, Secretaria de Estado da Saúde, Associação das Famílias e Fórum Permanente de Combate às Drogas.