Seminário abre caminhos para políticas de prevenção à violência
Oficinas formam Comitês Locais de Prevenção compostos por lideranças dos seis territórios de maior vulnerabilidade social
quinta, 19 de maio de 2016 às 00h00
152
A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) realizou, nesta quarta-feira (18), o Seminário Alagoas Construindo os Caminhos da Prevenção à Violência. O evento, que aconteceu no hotel Best Western Premier, contou com a participação de líderes comunitários dos seis territórios de maior vulnerabilidade social da capital. A ideia é discutir e apresentar a metodologia de construção dos planos locais que vão auxiliar na diminuição da criminalidade nos bairros.
No seminário, as lideranças comunitárias participaram de oficinas que definiram a formação e as diretrizes dos Comitês Locais de Prevenção que irão trabalhar na identificação e execução de políticas de prevenção à violência nos territórios.
Para o titular da Seprev, Jardel Aderico, os resultados desse trabalho vai consolidar a política de prevenção à violência no estado, o que foi determinado pelo governador Renan Filho. “Esta é uma oportunidade em que o governo e a sociedade têm de caminhar juntos para a construção efetiva de políticas públicas para nortear os planos atuação nos seis territórios definidos”, disse.
O secretário executivo de Coordenação das Políticas de Prevenção à Violência da Seprev, Cloves Benevides, ressaltou a importância de fortalecer as particularidades de cada território. “O diálogo com a sociedade é de extrema importância, pois é por meio dele que construímos ações concretas, respeitando as necessidades das comunidades”, enfatizou.
Benevides explicou ainda sobre os trabalhos que vão beneficiar a população. “Dentro das ações estruturantes estão a construção de Núcleos de Prevenção, que trabalharão com foco nos homicídios juvenis e Núcleos de Justiça, que vão ampliar o acesso à cidadania”, emendou.
A secretária da Mulher e dos Direitos Humanos, Roseane Cavalcante, enalteceu a iniciativa da Seprev e colocou sua pasta à disposição do projeto. “Sem dúvida, esse trabalho nos territórios, ouvindo a população, é o melhor caminho para a construção de políticas públicas de qualidade. Isso aponta uma mudança positiva para a garantia de direitos sociais, que vão ajudar a transformar o quadro de violência em Alagoas”, destacou.
A Fapeal vai apoiar com a disponibilização de bolsas de iniciação científica, cujo trabalho será monitorado por dois doutores da Universidade Federal de Alagoas. As pesquisas vão gerar dados que auxiliarão na edificação das políticas públicas de prevenção.
“Acreditamos nas ações da Seprev e continuaremos com essa parceria para fortalecermos a cultura de paz, que é tão importante para Alagoas”, disse a representante da Fapeal, Paula Marroquim.
O professor Robson Sávio, doutor em Ciências Sociais, mestre em Gestão de Políticas Sociais e pesquisador da PUC-Minas, apresentou uma palestra sobre a temática e falou sobre a importância na apresentação de diagnósticos sociais para o enfrentamento de situações de vulnerabilidade.
“Esta é uma estratégia interessante, nova, que trabalha articulação intragovernamental, participação comunitária e prevenção ao crime. Essa política tem tudo para reverter o números negativos a curto e médio prazo”, concluiu.