Seprev amplia ações de prevenção à violência nas escolas de Alagoas

Quase seis mil alunos já participaram das palestras em 2024

Everton Dimoni

terça, 03 de setembro de 2024 às 19h05

Texto de Everton Dimoni

A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) tem intensificado os esforços para promover uma cultura de paz entre as crianças e os adolescentes de Alagoas, ampliando o número de ações de conscientização e prevenção nas escolas do estado. Em 2024, a iniciativa já beneficiou quase seis mil alunos de escolas públicas estaduais, municipais e privadas de Maceió e do interior. O objetivo é construir um ambiente mais seguro para os estudantes.

Dados atualizados da Seprev revelam um crescimento significativo na participação dos alunos. Somente em agosto, 2.493 crianças e adolescentes participaram das palestras e atividades promovidas pela secretaria, representando um aumento de 155% em relação ao mês anterior, quando foram registrados 977 atendimentos. O avanço é ainda mais expressivo se comparado ao mês de março, quando apenas 244 alunos participaram das atividades.

Segundo o superintendente de Prevenção à Violência da Seprev, Anax Bruno, o aumento é fruto da atenção priorizada do Estado à infância e à adolescência, refletindo na ampliação das ações voltadas para a comunidade escolar.

“Estamos intensificando esse trabalho junto à comunidade, dialogando com alunos, pais e professores sobre os caminhos para prevenir os mais diversos tipos de violência no ambiente escolar. Tivemos um aumento expressivo em agosto, estamos com a agenda de setembro cheia e já temos escolas agendando a visita da Seprev para o mês de outubro. É um trabalho que tem trazido bons frutos e, por isso, vamos continuar avançando,” afirma Anax Bruno.

As idas da Seprev às escolas são realizadas por uma equipe multidisciplinar composta por psicólogos, assistentes sociais, advogados e técnicos, que conduzem as palestras e atendimentos. As atividades abordam temas relevantes como bullying, ansiedade, depressão, riscos do uso de álcool e de outras drogas, gravidez na adolescência e os direitos garantidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.

O trabalho da Seprev continua após as visitas. A equipe recebe devolutivas das escolas e, quando necessário, oferece atendimento individualizado aos alunos.

“Quando identificamos algum caso que merece atenção especial, fazemos a conexão com a rede de proteção, seja através da Rede de Atenção a Violências (RAV), Conselho Tutelar, Delegacia da Mulher, Delegacia de Crimes contra Crianças e Adolescentes ou a própria Seprev para acolhermos a criança ou adolescente e coibir qualquer prática que venha a ferir os seus direitos”, destaca o superintendente.

Para a secretária da pasta, Paloma Tojal, investir na prevenção junto às crianças e adolescentes no ambiente escolar é estratégico. “São indivíduos que estão tendo seu intelecto formado. Muitas vezes eles estão mais suscetíveis a situações de violação de direitos. Mas quando o Estado chega junto, faz seu papel de orientar, educar e prestar apoio, todos nós ganhamos enquanto sociedade”, afirma.