OPORTUNIDADE
Seprev e Fiea ampliam cursos profissionalizantes para jovens em medida socioeducativa em Alagoas
Parceria já consolidada fortalece inclusão social e oportunidades no mercado de trabalho
Luisa Gama
segunda, 31 de março de 2025 às 16h25
13
Texto e foto de Luisa Gama
A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) e a Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), em parceria, vão ampliar a oferta de cursos profissionalizantes voltados a socioeducandos do estado. Nesta segunda-feira (31), o secretário Ricardo Dória e o presidente da Fiea, José Carlos Lyra, reuniram-se para alinhar novas estratégias que garantam ainda mais oportunidades de ressocialização e inserção desses jovens no mercado de trabalho.
A parceria possibilita o acesso de socioeducandos a qualificações técnicas com cursos promovidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Para o secretário Ricardo Dória, a iniciativa representa um avanço significativo nas políticas públicas de prevenção à violência e visa proporcionar capacitação em diversas áreas do setor industrial, preparando os jovens para uma reintegração social efetiva.
"A educação e a qualificação profissional são pilares essenciais para transformar realidades e oferecer novas perspectivas de vida para os jovens do sistema socioeducativo. Esse acordo com a Fiea é um passo importante para garantir que esses jovens tenham acesso a oportunidades concretas de mudança", disse o secretário.
José Carlos Lyra, destacou o compromisso com a responsabilidade social e a geração de oportunidades. "Acreditamos no potencial desses jovens e sabemos que a capacitação profissional é um caminho para a reconstrução de suas vidas. O setor industrial está de portas abertas para contribuir com esse processo de transformação."
Nos próximos dias, equipes da Seprev e da Fiea irão alinhar os detalhes técnicos da parceria, definindo os cursos que serão ofertados e os critérios de participação dos socioeducandos. A previsão é que as primeiras turmas sejam iniciadas ainda neste semestre.