SOCIOEDUCAÇÃO

Seprev promove ações de valorização para os agentes socioeducativos de Alagoas

Atividades foram em alusão ao Dia Nacional do Agente Socioeducativo

Lívia Holanda

segunda, 14 de outubro de 2024 às 16h10

29

Augusto Costa

A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) promoveu, nesta segunda-feira (14), na sede da Superintendência de Medidas Socioeducativas (Sumese), uma série de atividades em alusão ao Dia Nacional do Agente Socioeducativo, celebrado no último dia 4 de outubro.

Pensando na valorização dos servidores, foi realizada, em parceria com a Secretaria de Estado de Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), a apresentação e a aplicação de um questionário com o objetivo de fazer um mapeamento relativo à saúde dos agentes socioeducativos, identificando as necessidades individuais e coletivas no que diz respeito ao bem-estar físico e mental.

A secretária de Prevenção à Violência, Paloma Tojal, comentou sobre a importância de diagnosticar as carências da classe para, com isso, agir com mais eficácia.

“Os agentes desempenham um papel muito importante para a população quando recebem os adolescentes e jovens que entram no sistema após um conflito com a lei, precisando de orientação e de cuidado. E é muito importante lembrarmos de cuidar de quem cuida. Esses questionários vão ser fundamentais nesse sentido”, pontuou a gestora.

Na ocasião também foram entregues certificados de reconhecimento pelos serviços prestados a 32 agentes que desempenharam com louvor suas funções no Sistema Socioeducativo de Alagoas no último ano. E, ao longo do dia, os profissionais participaram de atividades de integração como jogos de futebol e aulas de zumba. 

Para o superintendente de Medidas Socioeducativas, Daniel Alcântara, momentos assim são fundamentais para a promoção de um ambiente de trabalho saudável, onde os servidores se sintam valorizados e, com isso, prestem um bom atendimento aos adolescentes e jovens. 

“Cada um deles enfrenta desafios diários ajudando a guiar comportamentos e a oferecer novas perspectivas a cidadãos que estão começando a vida. É essencial que celebremos e valorizemos seus esforços, pois eles são verdadeiros agentes de transformação. Fazer isso é fortalecer uma cultura de colaboração e de apoio dentro do nosso time”, afirmou Daniel.

Socioeducação em Alagoas

A Seprev conta com uma equipe de agentes socioeducativos que atua em 13 unidades de internação em funções como escolta, supervisão, revista e fiscalização. A infraestrutura, a metodologia intersetorial e a abordagem humanizada fazem de Alagoas referência entre outras unidades federativas no quesito da socioeducação.

Imagens do Álbum


Últimas Notícias