Seprev realiza visitas em comunidades acolhedoras da Região Sul

Acompanhamento das instituições faz parte do cronograma de ações da Rede Acolhe para fortalecer o acolhimento ao dependente químico

quinta, 10 de dezembro de 2015 às 00h00

A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) continua realizando suas ações para fortalecer o acolhimento ao dependente químico na Região Sul, onde está sendo realizada a segunda edição do Governo Presente. Como parte da programação do evento, algumas comunidades acolhedoras receberam, nesta sexta-feira (27) e sábado (28), representantes do órgão para acompanhamento das atividades desenvolvidas.

O titular da Seprev, Jardel Aderico, que esteve reunido com os acolhidos e com o presidente da comunidade Bom Samaritano, em Penedo, destaca a importância da proximidade no processo desenvolvido pela Rede Acolhe. “Como o próprio nome já diz, temos que manter um trabalho em rede, com proximidade e parceria, para fortalecer cada vez mais o auxílio ao dependente químico que precisa de ajuda”, disse.

A comunidade Bom Samaritano possuí atualmente 44 dependentes químicos acolhidos, de 19 a 55 anos, que realizam diversos trabalhos para se manter afastado das drogas. De acordo com o presidente da instituição acolhedora, missionário Edmilson da Hora, a programação de atividades desenvolvidas vem garantindo o êxito no tratamento dos acolhidos.

“Desenvolvemos aqui diversos tipos de trabalhos, desde espirituais até profissionais. No final, o dependente químico que não quer desligamento total da comunidade, e muitos continuam como assistentes e colaboradores para auxiliar no tratamento do próximo”, enfatizou o missionário.

Secretário visita comunidade acolhedora

Para o acolhido D.N.S., de 53 anos, que está finalizando o seu processo de acolhimento, o modo de trabalho da comunidade foi fundamental para auxiliar no seu tratamento. “A comunidade foi uma grande surpresa na minha vida. Mas sou eternamente grato por tudo que vem fazendo por mim. Sei que onde eu estiver, buscarei forças e lembrarei dos conselhos dados aqui para continuar firme na luta diária contra a dependência química”, enfatizou.

São Miguel dos Campos

Enquanto as visitas iam acontecendo no município de Penedo, outra equipe da Seprev realizava ações de proximidade com as comunidades de São Miguel dos Campos. As superintendentes de Política sobre Drogas, Esvalda Bittencourt, e da Criança e do Adolescente, Alba Toledo, estiveram reunidas com representantes das instituições Betesda e Shalon.

Segundo a superintendente Esvalda Bittencourt, que coordena a Rede Acolhe, as visitas às comunidades fazem parte do cronograma de ações da Seprev e são realizadas cotidianamente. “Demos prioridade esta semana para a região sul, mas todas as comunidades recebem visitas de nossos técnicos corriqueiramente, além de estarmos em contato diariamente com os representantes de cada instituição”, explicou.

A Rede Acolhe, programa da Seprev que realiza o acolhimento ao dependente químico, conta com 34 comunidades acolhedoras cadastradas e credenciadas pelo Governo de Alagoas.