Seprev visita comunidades quilombolas para fortalecer ações de prevenção à violência

Secretário Jardel Aderico se reuniu com a população e traça metas para reforçar trabalho integrado da secretaria

terça, 01 de março de 2016 às 00h00

O secretário de Estado de Prevenção à Violência, Jardel Aderico, visitou, com sua equipe, no final de semana, comunidades quilombolas localizadas no município de Santana do Mundaú, Zona da Mata alagoana.

O intuito foi ouvir a população sobre as demandas locais para, então, traçar metas de interiorização das ações de prevenção à violência em Alagoas.

Ao conhecer a comunidade quilombola Jussara, a equipe foi recepcionada por Raimunda e seu esposo, Oscar. Eles contaram sobre as necessidades de desenvolvimento no lugar.

Na conversa, foi identificado que é preciso potencializar o trabalho desenvolvido nas lavouras de laranja e o artesanato produzido coletivamente com peças à base de fibra da bananeira e da palha do pipiri.

“Temos que entender que o trabalho de prevenção é, também, de intervenção social, em vários sentidos. É por meio de ações diretas com a comunidade que afastamos a violência e ampliamos oportunidades”, explicou Jardel Aderico.

O secretário disse que vai buscar articulação com outras secretarias para estimular a organização dos quilombolas, promover cursos, oficinas e palestras, contribuindo para a melhor comercialização de seus produtos.

A Seprev visitou também a comunidade quilombola Filus. Lá, lideranças locais se reuniram com o secretário na Escola Municipal Ulisses de Souza Mendonça.

A equipe divulgou os serviços da secretaria para os quilombolas, como o programa Anjos da Paz, que realiza um trabalho de acolhimento a dependentes químicos por meio da Rede Acolhe, além da campanha de controle da venda e do consumo de bebidas alcoólicas por crianças e adolescentes.

A secretaria articulou junto com a Secretaria Municipal de Saúde a realização de ciclos de palestras na comunidade sobre prevenção à violência e às drogas.