Tenente-coronel Fábio Melo assume a superintendência do Ronda no Bairro

Oficial substitui o coronel Silva, que ficou no programa durante seis anos

Luciano Milano

sexta, 19 de julho de 2024 às 13h35

Leandro Almeida

Texto de Luciano Milano

Foto de Leandro Almeida

O tenente-coronel Fábio Melo, de 49 anos, é o novo superintendente do programa Ronda no Bairro. A nomeação para o cargo foi publicada no Diário Oficial Eletrônico (DOE) do Estado dessa quinta-feira (18). Fábio Melo substitui o coronel Silva, que comandou o programa durante seis anos. Alagoano de Maceió, o oficial também é bacharel em Direito pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), e ingressou na Academia da Polícia Militar em 2002. Antes de assumir a superintendência do Ronda no Bairro, o oficial comandou a base do próprio programa no Benedito Bentes.

Em sua atuação profissional dentro da PM, o tenente-coronel foi integrante da Força Nacional (2008 - 2012); Chefe da P3 do Batalhão de Polícia de Eventos (2008/2009); Analista de Inteligência do Serviço de Inteligência da PM (2007/2008); secretário do Comando do Policiamento da Capital (2007/2008); integrante da Radiopatrulha – Batalhão de Rádio Patrulha da PM (2002/2012); analista da Seção de Polícia Disciplinar da Corregedoria Geral da instituição (2017), subcomandante da 5ª Companhia, em Marechal Deodoro, e chefe da P3 do Comando de Missões Especiais (CME), entre outras funções.

No currículo do novo superintendente do Ronda no Bairro ainda há especialização profissional ligada à Segurança Pública em Direitos Humanos (2004); Força Tática (ROTA/PMESP); Ciclo de Cursos do Batalhão de Pronto Emprego da Força Nacional de Segurança Pública; Curso Básico de Policiamento Ambiental; Curso de Atuação em Estabelecimentos Prisionais; Curso Básico de Controle de Distúrbios Civis; Curso de Uso Progressivo da Força (FN/2009); Curso de Tiro Defensivo Método Girald; Curso condutor de Viatura Policial e Direção Tática (PMDF/2009); Seminário Internacional da Polícia Nacional da Colômbia; Curso de Análise Criminal; Curso de  Aperfeiçoamento de Oficiais (2015) e Curso de Polícia Judiciária Militar (2019) pela Academia de Polícia Militar de Alagoas.

O novo superintendente chega com a missão de intensificar as ações de policiamento de proximidade e prevenção à violência, conforme as diretrizes estabelecidas pelo Governo do Estado, através das secretarias de Prevenção da Violência e Segurança Pública. “O objetivo é aumentar a sensação de segurança e estar presente de forma efetiva nos nossos territórios de atuação, sem esquecer, claro, de nossas atividades sociais, quer seja com nossa Equipe de Articulação e Mobilização ou com a Banda de Música”, destacou o tenente-coronel.

Agradecimento

O oficial ressaltou ainda o trabalho desenvolvido pelo superintendente anterior, coronel Cícero Silva. “O coronel consolidou o Programa Ronda no Bairro, que ganhou destaque e reconhecimento da população. Tanto que o Ronda é um dos programas de governo de melhor avaliação junto ao alagoano. Pela dedicação e profissionalismo, não poderia deixar de agradecer ao empenho do coronel Silva”, disse.

Integração

O tenente-coronel destacou, também, o trabalho de parceria com a Segurança Pública. Com seu policiamento de proximidade, o Ronda trabalha de forma integrada com as demais forças de Segurança Pública de Alagoas.

“Essa parceria é fundamental para a redução dos índices criminais nos territórios de atuação do Ronda. A secretária de Prevenção à Violência, Paloma Tojal, e o secretário Executivo de Políticas de Prevenção, Fábio Oliveira, têm trabalhado por uma integração ainda maior e, com isso, quem sai ganhando é a população”, afirmou.